facebooktwitter

Médicas do IMREA coordenam workshops para o Congresso Universitário da FMUSP

Sábado, 5 de outubro, foi dia da XXXVIII edição do Congresso Médico Universitário da FMUSP (COMU) e o IMREA participou com dois workshops temáticos, voltados a estudantes de Medicina e de outras áreas da Saúde, coordenados por médicas do IMREA, com apoio de alunos da graduação da FMUSP.

Pela manhã, no IMREA Vila Mariana, aconteceu o Workshop de Princípios de Reabilitação no Cuidado das pessoas com Deficiência, coordenado pela Dra Mariana Cavazzoni, e, durante a tarde, a Profa. Dra. Marta Imamura coordenou o Workshop de Dor Crônica, no IMREA Clínicas.

A Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, titular da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do IMREA, ministrou a aula de abertura do evento, pela manhã. Durante a sua apresentação, foram abordados os seguintes temas: "O que é a reabilitação e qual a sua importância?", "Quais são as áreas profissionais envolvidas no processo de reabilitação?" e "Perspectiva biopsicossocial do processo de reabilitação".

"O isolamento e a falta de participação social também podem levar a uma doença", explicou a Profa. Dra. Linamara. "Temos que concentrar nossos esforços em descobrir como a funcionalidade pode ser explorada, para que a pessoa com deficiência tenha uma melhor qualidade de vida. E é nesse processo que a Tecnologia Assistiva entra, promovendo o bem-estar e aumentando a independência".

Os workshops contaram com estações práticas, com aulas e demonstrações ministradas por outros médicos da Instituição e profissionais da equipe multidisciplinar.

Na Vila Mariana, as estações trouxeram um pouco mais sobre o cuidado da reabilitação na fase hospitalar, a reabilitação tradicional e as novas tecnologias disponíveis e a importância da mobilidade, da acessibilidade e das adaptações para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. No Clínicas, as estações versaram, com participação de pacientes da unidade, sobre dor crônica no ombro, na lombar e no joelho.

COMU IMREA VilaMariana

COMU IMREA Clínicas