facebooktwitter

Rede Lucy Montoro participa do ISPRM 2019 no Japão

Colaboradores do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) - Rede Lucy Montoro tiveram importante participação no Congresso Mundial da Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação (ISPRM 2019), realizado no mês de junho, em Kobe (Japão).

O Dr. Marcel Simis, médico neurologista, apresentou três trabalhos de pesquisa que foram desenvolvidos no âmbito do IMREA:

O primeiro expôs o potencial do uso do sistema de eye-tracking para avaliar as alterações cognitivas do paciente com AVC. No segundo trabalho, foram apresentadas as contraindicações para a realização da terapia robótica para marcha, que ajudam a evitar a exposição dos pacientes a riscos. O terceiro trabalho foi sobre o uso da Eletroencefalografia (EEG) para o estudo da plasticidade cerebral dos pacientes com lesão medular, com o objetivo de que essas informações auxiliem na compreensão do processo de recuperação.

Após as apresentações, o Dr. Marcelo ministrou uma palestra na sessão especial sobre Neuromodulação como forma de induzir a plasticidade neuronal e aprendizado motor. Nessa sessão, ele também promoveu uma aula sobre o uso da estimulação elétrica por corrente contínua (ETCC ou tDCS) na recuperação motora do paciente com lesão medular.

Participaram da sessão os professores Masahiro Abo (Japão), Nam-Jong Paik (Coreia do Sul) e Pablo A. Celnik (EUA).

ISPRM MS1

ISPRM Professores