facebooktwitter

Exposição "Faces da Reabilitação" é inaugurada no Metrô Tatuapé

Na tarde dessa segunda-feira (03/12), foi aberta a exposição "Faces da Reabilitação", em parceria com o METRÔ de São Paulo e com o apoio da NU Projetos de Arte.

As dezenove imagens expostas são resultado de um projeto de visagismo e automaquiagem, realizado com pacientes do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA), que faz parte da Rede Lucy Montoro do Governo do Estado de São Paulo. Inicialmente, elas ficarão no Metrô Tatuapé (Linha 3 - Vermelha), mas em janeiro seguem para a estação Santana (Linha 1 - Azul) e, no mês seguinte, para a estação Clínicas (Linha 2 - Verde).

A fim de alcançar os objetivos do projeto e ajudar a resgatar a autoestima de pacientes com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes, o visagista Celso Lumi, auxiliado por uma equipe de psicólogos e terapeutas ocupacionais do Insituto, dividiu as aulas em três módulos: "Cuidado com a pele", "A maquiagem para os olhos" e "Como fazer o contorno dos lábios".

"São poucas fotos, mas elas são extremamente reveladoras. Mostram o potencial que existe em cada um deles", afirmou a diretora do IMREA, Gracinda Rodrigues Tsukimoto, ao anunciar a abertura oficial da exposição.

"Estou emocionada. Passamos por momentos muito difíceis ao longo da nossa reabilitação e projetos como esse realmente resgatam a nossa autoestima", afirmou Renata Viana da Silva, paciente do IMREA Umarizal, que não conseguiu conter as lágrimas ao ver sua fotografia no expositor.

Todas as imagens foram captadas por Tatiana Pedroso, Terapeuta Ocupacional do IMREA Umarizal.

Durante o evento, os participantes também puderam conferir a peça "Eficiência", realizada pelos pacientes da unidade da Lapa. A apresentação mostra como a sociedade tem lidado com as pessoas com deficiência ao longo da história, passando pela Grécia antiga até os dias atuais. Ela aborda o preconceito e a desinformação, mas também a coragem, a inclusão e, principalmente, a humanidade.

A abertura da exposição e a peça teatral marcaram o encerramento da Semana da Inclusão: série de eventos organizados pelo IMREA em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro).