facebooktwitter

IMREA Clínicas recebe participantes do COMU 2018

No último sábado de setembro, o IMREA Clínicas recebeu os alunos do Congresso Médico Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (COMU).

No período da manhã foi ministrado um workshop sobre dor crônica. Bastante interessados, os alunos de diversas partes do Brasil tiveram aulas com as fisiatras do IMREA Dra. Marta Imamura e Dra. Mariana Cavazzoni, além de participarem de "estações" na qual médicos fisiatras e especialistas passavam instruções e conteúdos específicos sobre a dor e o impacto tanto na saúde quanto na qualidade de vida do paciente.

COMU 2018

Já no período da tarde, os participantes iniciaram as atividades com uma palestra sobre os “Princípios básicos da Fisiatria”, ministrada pela Dra. Fernanda Martins. Além de explicar os conceitos e as diferenças entre funcionalidade, incapacidade e deficiência, ela esclareceu qual é a área de atuação dos médicos fisiatras e como funciona o processo de reabilitação de um paciente.

Posteriormente, os alunos foram divididos em seis grupos e direcionados a oficinas específicas - amputação, hemiplegia e cuidados hospitalares – conduzidas pelos médicos fisiatras Dr. Donaldo Jorge Filho, Dra. Elisabete Saito, Dr. Moisés Lima, Dra. Rebeca X, Dra. Luciana Taricco e Dra. Mariana Cavazzoni.

Ao longo das oficinas, os participantes puderem conhecer e testar alguns dos equipamentos utilizados no processo de reabilitação dos pacientes da Rede Lucy Montoro. Um deles foi o Vivax, robô de tecnologia 100% nacional, que possibilita movimentos tridimensionais dos membros superiores como nenhuma outra tecnologia do mundo.

"Foi gratificante ver nos olhos dos alunos congressistas o encantamento com a Fisiatria e a admiração com o nosso Centro de Reabilitação", concluiu a Diretora do IMREA Clínicas, Dra. Mariana Cavazzoni. "Não tenho dúvida de que vamos mudar a percepção dos congressistas frente à importância da avaliação integral do paciente, pensando na funcionalidade e promoção da qualidade de vida."

O COMU é organizado pelo Departamento Científico da FMUSP e envolve anualmente alunos, professores e pesquisadores para um intercâmbio de experiências. Com o mais atualizado conteúdo médico, ele é um evento de referência para acadêmicos de medicina e de toda a área da saúde do país.