facebooktwitter

Parceria entre IMREA e diversas instituições, projeto sobre inclusão no SUS tem financiamento aprovado

Foi aprovado em 16 de fevereiro um projeto de pesquisa do qual faz parte o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) que visa a avaliar a inclusão das pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Espera-se, com a proposta, criar indicadores padronizados para a mensuração do acesso das pessoas com deficiência aos cuidados de saúde e da sua inclusão no SUS, além de recomendações para o fortalecimento do sistema.

A pesquisa será predominantemente exploratória e descritiva, com uma abordagem multidisciplinar, ou seja, absorvendo informações de diversas áreas. A proposta combina métodos distintos e complementares, dentre eles análises documentais, avaliações quantitativas, técnicas observacionais e entrevistas com gestores, profissionais e usuários do sistema de saúde.

O projeto é uma parceria entre IMREA, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), FMUSP, Instituto da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Recife, Fiocruz Brasília e London School of Hygiene and Tropical Medicine. A pesquisadora responsável pelo projeto é a Dra. Christina May Moran de Brito, do Serviço de Reabilitação do ICESP e docente do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da FMUSP.

Com duração de três anos, a pesquisa contará com o apoio do Medical Research Council britânico e das Fundações de Amparo à Pesquisa de São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal.