facebooktwitter

Rede Lucy Montoro participa da "Maratona Diária pela Vida" no aniversário de São Paulo

No dia 25 de janeiro, a Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, onde fica o Complexo do Hospital das Clínicas (HC), vai fechar para o fluxo de carros e se abrir para um tema pertinente na vida do paulistano: a mobilidade urbana.

Com informações da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O evento “Maratona Diária pela Vida” conta com a participação de vários institutos do HC, entre eles, o IMREA, que coordena as unidades da Rede Lucy Montoro em todo o estado. O objetivo é reconhecer o pedestre como protagonista da cidade, discutindo qualidade de vida e sustentabilidade.

A parceria entre o HC, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o IMREA visa repensar a mobilidade do entorno da Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, que registra a circulação anual de mais de um milhão e meio de pessoas em busca de consultas e exames em um dos institutos do complexo.

Apesar de dar acesso a quase oito institutos do complexo HC, a via foi pouco pensada para as pessoas que circulam ali diariamente. Seja para atendimentos de emergência, consultas, acompanhamento de parentes ou realização de exames, todos sofrem com pontos como a má conservação das calçadas, o trânsito de carros prejudicando o acesso das ambulâncias, a falta de banheiros públicos e a pouca oferta de locais para comer. O problema é ainda mais grave se considerar que boa parte do movimento é de pessoas com mobilidade reduzida.

Durante o evento, serão coletados dados e, posteriormente, testadas as mudanças propostas por um time de urbanistas em parceria com a CET. Após os testes e observações, o segundo passo é desenvolver o projeto temporário, em que as melhorias são feitas com material leve e duram de 1 a 2 anos. Só depois é que as mudanças permanentes são projetadas e saem do papel.

Além do HC, FMUSP e IMREA, organizam o evento o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Caronetas, URb-i, e o Instituto Cidade em Movimento (IVM). A programação completa pode ser conferida no site: https://viradadamobilidade.com.br/

SERVIÇO
Data: 25 de janeiro de 2018
Horário: 10h às 17h
Local: Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar
Informações: https://viradadamobilidade.com.br/

Confira, abaixo, o documentário produzido pelo IEA sobre a problemática envolvendo mobilidade no entrono do Complexo do HC: