facebooktwitter

Em manhã de moda e beleza, pacientes do IMREA celebram Fashion Day Inclusivo

Pacientes do ambulatório do IMREA Clínicas e da internação do IMREA Vila Mariana puderam vivenciar uma manhã especial neste dia 18 de dezembro.

Acompanhadas das psicólogas e com apoio da terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas da equipe multidisciplinar do IMREA, as mulheres puderam aprender mais sobre maquiagem, estilo, cores, beleza e saúde do corpo no evento Fashion Day Inclusivo, idealizado e promovido pela estilista e consultora de imagem Michele Simões.

“Acredito que a moda e a beleza são ferramentas poderosas de inclusão”, explica Michele, que já foi paciente do IMREA. “Por meio delas, a gente pode expressar o que a gente é, o que a gente gosta, vem um sentimento de pertencimento.”

O evento, que já aconteceu em outras unidades da Rede Lucy Montoro, visa promover às pacientes um reencontro com a autoestima. “Não é disfarçar a nossa deficiência, mas sim nos auxiliar a sentirmos pertencentes, quebrar esteriótipos”, pontua a estilista, que realizou entrevistas prévias com alguns pacientes em reabilitação para levantar as principais demandas na preocupação com suas aparências. “Não há produtos no mercado voltados a este público, então fazemos um estudo do que está disponível e procuramos adaptar”, revela Michele.

As pacientes e acompanhantes que participaram do evento,referiram que essa oportunidade é valiosa. “Está sendo muito bom”, opina Tatiana Maria da Silva, paciente que teve alta recente da sua reabilitação. “Atividades assim fortalecem a nossa autoestima, ajudam a gente a continuar lutando.” Andressa Soares de Carvalho, também paciente da Rede, comentou. “Sempre me maquio e aprendi boas dicas hoje. Não sabia como diferenciar o tom da base, por exemplo. E adorei o batom!”, destacou a jovem.

Organizado e Coordenado pela Diretoria - Serviço de Psicologia do IMREA, o Fashion Day Inclusivo também teve o apoio do Instituto de Radiologia (InRad) do HCFMUSP, que cedeu o auditório para a atividade.