facebooktwitter

Rede Lucy Montoro participa do Movimento Mundial de Segurança Viária com atividades no Estado de São Paulo

A partir de 8 até 14 de maio se inicia no Brasil e no mundo a Quarta Semana Mundial de Segurança Viária para prevenir acidentes de trânsito.

Com informações da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Organização das Nações Unidas determinou, em 2010, o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”. A iniciativa nasceu a partir de estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas que resultaram em deficiências diversas. O objetivo da ONU é poupar, por meio de planos nacionais e regionais, mais de cinco milhões de vidas até 2020. A OMS estima que mais de 2,5 milhões de pessoas devem morrer no trânsito até 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos, ferimentos e deficiências.

Na esteira mundial da prevenção e da preservação da vida, a Rede Lucy Montoro, junto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, aderiu a este movimento. Com uma série de programações repletas de ações interativas e informativas. As 15 unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, distribuídas pelo Estado, promoverão palestras ministradas por médicos e especialistas que abordam a importância da atenção e da direção segura. Folhetos informativos, painel interativo, em que os pacientes da Rede Lucy registrarão mensagens sobre o tema, oficinas temáticas. A Secretaria, por sua vez, também irá trazer vídeos com depoimentos de vítimas do trânsito e mensagem do governador Geraldo Alckmin como ações de engajamento.

Todas as ações também acabam compondo o movimento internacional Maio Amarelo. Dentre as mais de 400 iniciativas para conscientizar a população sobre comportamentos de risco no trânsito, está a iluminação amarela da fachada de prédios em que mantém ações inclusivas, como o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro e o Centro de Tecnologia e Inclusão e as unidades da Rede Lucy da capital. Trata-se de intervenção urbana para alertar os motoristas sobre os riscos que envolvem bebida alcoólica, direção e falta de atenção.

Para saber mais sobre a mobilização que visa salvar vidas e prevenir deficiências, acesse o site da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.