facebooktwitter

Na Semana da Saúde Bucal do Hospital das Clínicas, Rede Lucy Montoro oferece palestras educativas

Entre 20 e 25 de março os pacientes, cuidadores e colaboradores do IMREA terão acesso a preciosas dicas de saúde. Na Semana da Saúde Bucal, evento que acontece em diversos institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o público terá acesso a palestras e oficinas de orientação para higiene bucal e prevenção de doenças.

Durante as palestras, as profissionais da área de Odontologia ensinaram técnicas de escovação dos dentes para crianças e adultos e passaram dicas aos cuidadores sobre como ajudar na escovação das pessoas que prestam assistência, para total higiene dos dentes, da gengiva e da boca.

Os palestrantes também destacaram os erros mais comuns cometidos durante a auto-escovação e a escovação de um paciente, no caso dos cuidadores.

saude bucal lapa 01

“Adorei as dicas pois eu, como cuidador, ajudo meu genro a escovar os dentes", comenta José Pinto de Melo, cuidador do paciente Paulo Sérgio Viaradi, do IMREA Lapa. "Com a palestra, creio que iremos conseguir aperfeiçoar a higienização total da boca", opina. 

saude bucal lapa 02

No caso dos colaboradores, a palestra abordou os principais cuidados que devemos tomar para prevenção de doenças como câncer de boca. “O tabaco e álcool são responsáveis por 90% dos casos de câncer bucal”, comentou a Dra. Leda Guerra, que também alertou o público que a assistia a escovar os dentes de maneira correta e a procurar periodicamente um profissional para diagnósticos precoces de lesões que podem originar a doença.

A dentista ainda passou importantes informações a respeito dos cuidados com a boca e os dentes durante a gravidez. "O ideal é deixar os problemas mais complexos para serem tratados entre o 3º. e 7º. mês de gestação”, explica a Dra. Leda.

A iniciativa contou com a aprovação do público, pacientes, cuidadores e acompanhantes, que reconheceram a importância e pertinência da empreitada. "Acho muito importante a realização da Semana da Saúde Bucal porque permite a conscientização os cuidados com a boca, que repercute na saúde e na qualidade de vida dos pacientes e de cada um de nós", comentou Denise Ayres, colaboradora do Serviço de Fisioterapia do IMREA Vila Mariana.

saude bucal vila mariana 02