facebooktwitter

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Rede Lucy Montoro recebe o 3º Fashion Day Inclusivo

Na semana em que foi comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Rede Lucy Montoro recebeu, no dia 7 de dezembro, a 3º Edição do Fashion Day Inclusivo, que levou informação, autoestima e inclusão às pacientes do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) Umarizal.

O Fashion Day contou com 30 pacientes que assistiram a palestras sobre maquiagem e moda inclusiva, além de dicas de consultoria de imagem, dinâmicas sobre uso de lenços e serviço de manicure. Parte do projeto #Meu Corpo é Real, o evento é uma idealização da estilista e cadeirante Michele Simões para levar conteúdo de moda e beleza a mulheres em processo de reabilitação. A coordenação da atividade no IMREA foi feita pelo Serviço de Psicologia da Rede Lucy Montoro, em parceria com os outros serviços que formam a equipe multiprofissional de reabilitação.

UmarizalSite

A paciente Roberta Alves de Oliveira, auxiliar técnica de Educação, participou pela segunda vez da atividade e só tem elogios à iniciativa que, segundo ela, amplia o olhar sobre a própria deficiência, a incentivando a lutar por mais inclusão. “Não é porque a gente tem uma limitação que a gente não vai buscar meios de se arrumar, não vamos abandonar nossa vaidade”, conta.

Roberta, que está em reabilitação há seis anos, também relata a dificuldade em encontrar lugares que disponibilizam roupas adequadas às pessoas com deficiência. “No geral, percebo que, se vamos a uma loja, encontramos poucas opções. Temos que nos adaptar ao mercado, não é o mercado que se adapta a nós. Eles não têm essa visão, então, temos que levar as roupas às costureiras.”

O evento também possibilitou o compartilhamento de experiências, explica Camila Morassi, uma das articuladoras do Fashion Day na unidade. “A troca entre as participantes, tanto das pacientes com as estilistas como também entre as pacientes com diferentes tipos de deficiências, traz um olhar diferente sobre a limitação”, comenta a coordenadora do Serviço de Psicologia do IMREA Umarizal.

Ainda, para a Diretora do Serviço de Psicologia, Dra. Vera Lúcia Rodrigues Alves, a grande adesão das pacientes aponta o sucesso de iniciativas que ampliam o alcance do conceito de reabilitar. “Essa atividade auxilia na percepção de si próprio, e promove uma valorização da autoimagem”, comenta a Diretora. “O processo de reabilitação tem que tratar todas as facetas: física, social, emocional.” A mesma questão foi observada pela Diretora Clínica do Umarizal, a fisiatra Dra. Kátia Lina Miyahara: “Faz parte da reabilitação trabalhar a autoimagem e a autoestima.”

O intuito para o próximo ano é levar o Fashion Day Inclusivo a todas as unidades da Rede Lucy Montoro da capital e promover ainda mais o protagonismo da pessoa com deficiência. “A ideia é levar para outras unidades (a atividade já ocorreu nas unidades Morumbi e Vila Mariana) e atingir vários perfis de pacientes, e de diversas classes sociais”, explica Vera Lúcia. “O Fashion Day não é inclusivo? Então, vamos disseminar a inclusão.”

Veja as fotos do evento acessando a galeria abaixo:

Leia também:
Alunos de Oficinas Terapêuticas de geração de renda são credenciados como profissionais de artesanato