facebooktwitter

Pesquisas sobre plasticidade cerebral e o uso da neuromodulação permitem avanços de terapias em reabilitação

Compreender e explicar os mecanismos de plasticidade cerebral envolvidos na recuperação e reorganização das conexões cerebrais durante a terapia de reabilitação é um dos alvos dos estudos realizados pelo Centro de Pesquisa Clínica (CPC IMREA), um dos principais braços da inovação em reabilitação no País.



robotica imreaCoordenado pelo neurologista Dr. Marcel Simis, o CPC é formado por uma equipe multiprofissional capacitada. Ao utilizar as técnicas de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e de Eletroencefalografia de Alta Densidade, esses profissionais conseguem captar dados valiosos para todo o programa de reabilitação, que inclui desde treinamentos assistidos por robôs até as terapias mais convencionais da área.

Com as informações levantadas, é possível montar uma base de indicadores neurofisiológicos e aliá-los às peculiaridades clínicas observadas durante a assistência. A relação desses dados, desenvolvida com extensa pesquisa pelo CPC, permite ampliar a compreensão dos mecanismos envolvidos na melhora clínica de pacientes. Tais conhecimentos tem especial relevância para guiar a terapia de Neuromodulação que utiliza a Estimulação Cerebral não Invasiva, como a EMT e a Estimulação Elétrica Transcraniana, sendo essa outra linha de estudos do CPC.

Parte do trabalho é realizada no Laboratório de Robótica e Neuromodulação, inaugurado em 2013. De acordo com o Dr. Simis, o laboratório possui uma das melhores estruturas do mundo para tal finalidade. O CPC tem investido em parcerias internacionais, como, por exemplo, com o Center of Neuromodulation do Hospital de Reabilitação da Harvard Medical School, dirigido pelo Dr. Felipe Fregni. Atualmente, as duas instituições trabalham juntas para compartilhar e transferir o desenvolvimento dessa tecnologia em neuromodulação e, assim, descobrir formas de aperfeiçoar os tratamentos e técnicas aplicadas, com redução de custos.