facebooktwitter

Pesquisadores do IMREA participam do evento científico NeuroMat

Entre os dias 5 e 7 de maio, pesquisadores do IMREA participaram do 1º NeuroMat Workshop de Jovens Pesquisadores realizado na Universidade de São Paulo.

O NeuroMat é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, tendo participado do evento pesquisadores de diferentes áreas e instituições do país envolvidos no projeto. O IMREA faz parte do projeto com a importante missão de trazer para a prática clínica os conhecimentos desenvolvidos no NeuroMat, de forma que os pacientes e a sociedade se beneficiem, sendo liderado pela Dra.Linamara Rizzo Batistella uma das principais pesquisadoras.

Dentre os objetivos das pesquisas da equipe do IMREA, estão o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e estudos sobre os mecanismos de plasticidade cerebral envolvidos na recuperação dos pacientes. Os participantes Dr. Marcel Simis, Dra. Rebeca Cecatto, Thais Filippo e Thais Terranova apresentaram pesquisas com pacientes, que passaram por reabilitação no IMREA, vítimas de AVC (Acidentes Vascular Cerebral) e Lesão Medular. As apresentações abordaram temas como: a recuperação funcional de pacientes através de avaliações neurofisiológicas com eletroencefalograma e estimulação magnética transcraniana, além do auxílio de tecnologias robóticas para a avaliação mais precisa da recuperação motora dos membros superiores.

Para o médico neurologista, Dr. Marcel Simis, o evento foi uma oportunidade para o IMREA de "apresentar algumas pesquisas em reabilitação de pacientes desenvolvidas a partir de uma visão multidisciplinar e com o objetivo de superar a limitação, melhorar a funcionalidade e garantir maior autonomia para atividades e participação social", comenta.

Conheça os títulos e os autores das pesquisas apresentadas:

- Preditores neurofisiológicos da função motora em AVC (Neurophysiologic Predictors of Motor Function in Stroke) Autores: Marcel Simis, Deniz Doruk, Marta Imamura, Renato Anghinah, Leon Morales-Quezada, Felipe Fregni e Linamara Rizzo Battistella.

- Explorando a Inibição Cerebelar do Motor Córtex em pacientes com AVC (Exploring Cerebellar Inhibition of the Motor Cortex in Stroke Patients)
Autores: Rebeca Boltes Cecatto, Marcel Simis, Felipe Fregni e Linamara Rizzo Battistella.

- Alterações eletroencefalográficas em pacientes com lesão medular incompleta, que foram submetidos a tratamento com treino de marcha assistida por robô (Electroencephalographic changes in patients with incomplete spinal cord injury, who underwent treatment with robot-assisted gait training)
Autores: Thais Filippo, Marcel Simis, Deniz Doruk, Marta Imamura, Leon Morales-Quezada, Felipe Fregni e Linamara Rizzo Battistella.

- Dependência entre avaliação clínica e variáveis cinemáticas avaliada com dispositivo robótico (Dependency between clinical assessment and kinematic variables assessed with robotic device)
Autores: Thais Terranova, Verónica Andrea González-López, Jesus Enrique García, Marcel Simis, Linamara Rizzo Battistella.